sábado, 24 de abril de 2010

Reformas Educativas

Diz um reputado especialista internacional:

"O ponto de partida tem de ser uma compreensão fina dos motivos e das missões que os professores trazem para o seu trabalho. Estes aspectos necessitam fazer parte das «negociações» com o pessoal responsável pelas reformas, de modo a propiciarem processos de mudança significativos. Empreender a reforma, ignorando ou pondo em causa as crenças e os sentidos de missão dos professores, constitui uma estratégia com elevados custos e grandes riscos que terá provavelmente como resultado um fraco nível de concretização. Enquanto «acção simbólica» politicamente atractiva, tem algum potencial de curto prazo para convencer os «públicos» sobre as intenções governamentais. No médio e no longo prazo, torna-se muito mais problemática, à medida que se vão acumulando as evidências da não concretização dos objectivos de mudança, ou da manipulação dos números, tendo em vista fingir que tal mudança aconteceu realmente."

Ivor F. Goodson, Introdução do livro "Conhecimento e Vida Profissional: Estudos sobre educação e mudança", da Porto Editora, Colecção Currículo, Políticas e Práticas.

1 comentário:

Ninguém.pt disse...

Ser professor é...

... ter que saber responder a todas as perguntas com humildade e antecipar as perguntas que nunca são feitas e bailam nas cabecitas.

Professor, diz-me: porquê?

Professor diz-me: porquê?
Por que roda o meu pião?
Ele não tem roda
e roda, gira, rodopia
e cai morto no chão…

Tenho nove anos, professor
e há tanto mistério à minha roda
que eu queria desvendar.
Por que é que o carro é azul?
Por que é que marulha o mar?
Porquê?
Tantos porquês que eu…
eu queria saber!
E tu que não me queres responder!

Tu falas, falas, professor, daquilo que te interessa.
Tu obrigas-me a ouvir
quando eu quero falar,
se eu vou descobrir
faz-me decorar!
É a luta professor
a luta em vez do amor….

mas,
enquanto tua voz zangada ralha
tu sabes, professor,
eu fecho-me por dentro,
faço uma cara resignada
e finjo que não penso em nada,
mas penso…

Penso em como era engraçada
aquela rã
que esta manhã ouvi coaxar…
Que graça que tinha
aquela andorinha
que ontem à tarde vi passar.

E quando tu podes vens definir
o que são conjuntos e preposições,
quando me fazes repetir
que os corações
tem duas aurículas e dois ventrículos
e tantas
tantas mais definições…

Meu coração, o meu coração
Que não sei como é feito
E nem quero saber…
Cresce dentro do peito
A querer saltar pra fora, professor.
E ver se tu assim compreenderias
E me farias mais belos os dias!


Cecília Meireles