quinta-feira, 15 de abril de 2010

Nasceu um Príncipe

O pai dirá bébé, a mãe dirá neném. Com qual se identificará ele? Quais as primeiras palavras que dirá? Como pronunciará o nome? Com o 'c' mais arrastado, quase ciciado, na bonita pronúncia brasileira da mãe ou no mais tradicional português do pai?
Tem um nome grande e bonito o príncipe. Quando o souber dizer, estará hábil com as palavras e as diferentes entoações de um e de outro lado do Atlântico. Como um descobridor de outros tempos aventurar-se-á nas palavras, nos sotaques, nas melodias dos dicursos directos...
Por agora, o que serão as palavras para o príncipe? Deverão ser sobretudo sensações: o seio da mãe, a voz do pai, as festas nas mãozinhas minúsculas, o som do mobile, a música do cd, o toque do gorro suave na cabecita...
O que será que os bébés percebem das palavras? Será que têm um léxico próprio para descobrir o mundo?
Nasceu um príncipe. Que Deus continue a abençoar esse lar!

4 comentários:

Ninguém.pt disse...

Parabéns!

As boas-vindas pela eterna (e terna) dupla Ary dos Santos/Fernando Tordo

Balada para os nossos filhos

Um filho é como um ramo despontado
do tronco já maduro que sou eu
um filho é como um pássaro deitado
no ninho da mulher que me escolheu

Um filho é ver-se um homem prolongado
no mundo da verdade em que nasceu
um filho é ver-se um homem atirado
das raízes da terra para o céu

Meu filho minha vida és meu sangue e meu carinho
meu pássaro de carne meu amor
meu filho que nasceste do ventre do carinho
da minha companheira que deu flor

João é um botão de cravo rubro
Joana é uma rosa cor de Abril
dois filhos que eu embalo e que descubro
que sendo só dois podem ser mil

Pois filhos do amor e da ternura
que sendo de todos não são de nenhum
e não há no mundo coisa mais pura
que a gente amar em todos cada um

Meu filho minha vida és meu sangue e meu carinho
meu pássaro de carne meu amor
meu filho que nasceste do ventre do carinho
da minha companheira que deu flor

João é um botão de cravo rubro
Joana é uma rosa cor de Abril
dois filhos que eu embalo e que descubro
que sendo só dois podem ser mil

Pois filhos do amor e da ternura
que sendo de todos não são de nenhum
e não há no mundo coisa mais pura
que a gente amar em todos cada um


José Carlos Ary dos Santos


Não encontrei vídeo melhor do que este... Desculpe!

http://www.univision.com/uv/video/Balada-para-os-nossos-filhos/id/4146256284

Ninguém.pt disse...

Esqueci de fazer minhas as palavras do poeta:

«um filho é ver-se […] atirado das raízes da terra para o céu» e «não há no mundo coisa mais pura que a gente amar em todos cada um»...

Escrivaninha disse...

Ah, eu adoro esta música!
Obrigada pelos parabéns. Eu nem sou da família,apenas de um grupo grande de amigos que fez deste bébé um Príncipe, desde a notícia da gravidez dos pais. E acho que o nascimento de uma criança é sempre de saudar.

Ninguém.pt disse...

Cada criança traz consigo a magia de fazer de nós um familiar...

E consegue o milagre de nos enfeitiçar e, perante um sorriso, nos derretermos todos!

Todas as crianças do mundo são nossas!