segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Pérolas? Temos poucas. Porcos?...

Ai, eu peço desculpa a quem vem aqui para descontrair, ler palavras bonitas e/ou sorrir um pouco, mas eu hoje tenho de falar de escola!

Ouvi, no noticiário da manhã, a notícia, que me pareceu absurda, de que os sindicatos de professores contestam o fim da Área de Projecto e de Estudo Acompanhado, porque isso põe em causa postos de trabalho de professores. Nem uma palavrinha sobre a validade destas áreas curriculares ou da dinâmica da escola (já para não falar de aprendizagem e de saberes, expressões de que não me recordo ter ouvido serem referidas pelos «nossos» sindicatos).

Procurei informar-me melhor, para não ser injusta (preocupação de historiadora, que não quer pôr de parte uma facção, pois eu já não me sinto representada por qualquer das estruturas sindicais que se anuncia como «minha) e - surpreendemente ou talvez não - era mesmo assim.

http://dn.sapo.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=1694368

Portanto, não estamos preocupados com a análise de porque é que estas «áreas curriculares não disciplinares» (e não disciplinas, como se diz por aí, na comunicação social) foram criadas, como estão a funcionar e porque desaparecem. Estamos apenas preocupados com o desemprego docente e com os meninos poderem ficar menos horas na escola! É certo que o Ministério também não está ralado com nada disto e viu apenas uma oportunidade de redução da despesa...

O Ministério e os Sindicatos merecem-se. Mas, muito francamente (e correndo o risco de me estar a sobrevalorizar) eu mereço muito melhor que eles para a minha tutela e a minha associação sindical. E tenho alunos que também merecem muito mais que esta politiqueira que por aí se desenrola e que me faz ouvir, em eco repetido e cada vez mais insistente, a frase que minha avó que a minha avó lhes atirava: "Eles comem todos da mesma gamela!"

E, se não posso abdicar da tutela (com grande pena minha), do sindicato já me livrei...embora com mágoa, porque tenho medo de vir a perder o direito de nos associarmos e de reivindicarmos os nossos direitos, mas nada do que eles dizem me interessa!

4 comentários:

Ninguém.pt disse...

Então, Miss, está vendo um negro assim tão grande lá ao fundo?

Olhe que embora o túnel não tenha saída, terá que pagar portagem nos dois sentidos...

Como encontrei uma pérola, vim partilhá-la com a Miss Escrivaninha.

Tente ver isto sem pensar mais do que uma vez em "sim!" — combinado?

http://www.youtube.com/watch?v=8lSoxrWsnZw

Beijito.

Escrivaninha disse...

Obrigada.

Em vez de reclamar, eu deveria fazer um colar, com as pérolas que tenho recebido. Seria já um belo enfeite adequado às vestes de um dos melhores períodos da minha vida: aquele em que tornei móvel cibernauta e saí por aí recolhendo opiniões, amigos, puxões de orelhas, ensinamentos...pérolas desta nova existência em rede.

Ninguém.pt disse...

Essa dos puxões de orelhas é comigo, é?

Ó pra mim, assobiando pró lado!...

Ninguém.pt disse...

Porque a vida é só metade... e mesmo assim a vida é a coisinha melhor que temos.

A montanha por achar

A montanha por achar
Há-de ter, quando a encontrar,
Um templo aberto na pedra
Da encosta onde nada medra.

O santuário que tiver,
Quando o encontrar, há-de ser
Na montanha procurada
E na gruta ali achada.

A verdade, se ela existe,
Ver-se-á que só consiste
Na procura da verdade,
Porque a vida é só metade.


Fernando Pessoa