sexta-feira, 29 de outubro de 2010

É uma sensação...como que...de inutilidade...

Numa sexta-feira à tarde, numa escola que não assinala a tradição portuguesa de Todos os Santos, mas se enche de gatos pretos, abóboras e fantasmas à moda americana, dar uma aula de Área de Projecto a uma turma de 28 alunos entre os 11 e os 13 anos.

Sim, sim. A Área de Projecto é aquela que o governo já disse que ia acabar porque era ineficaz.

Como é que eu consigo? Nem eu sei. Porque é que eu tento? Para não perder a autoridade perante os alunos a quem gosto muito de leccionar História. Só mesmo por isso. Porque a Área Curricular Não Disciplinar está agora definitivamente condenada, desacreditada, moribunda, impossível de resultar.

Mas isto devem ser problemas meus. Porque os chefes, que me fecharam sem justificações um clube que queria dinamizar a escola pela área cultural e fazer um trabalho de integração com comunidades étnicas diferentes, hoje estava a bater palmas aos fantasmas a arrastar ligaduras e às bruxas que ofereciam maçãs envenenadas. Somos um país de faz de conta com uma escola que se desenrola a brincar. Nunca conseguiremos sair do buraco e seremos vítimas dos inúteis que estamos a criar.

Ah, mas o Presidente acabou de fazer uma declaração ao país e agora estou muito mais confiante!

1 comentário:

Ninguém.pt disse...

Miss, não esteja azeda, olhe que o fígado ressente-se e depois vem-lhe a bílis à boca e desata e dizer coisas que alguns não gostam de ouvir e...

Que significado tem para os portugueses, a maioria dos portugueses, que significado tem qualquer um dos feriados do nosso calendário?

Os religiosos, por pertencerem a uma religião há tanto tempo a viver à sombra do poder que já não precisa de ser militante, de conquistar quem quer que seja, estou convencido de que sei eu mais, ateu que sou, sobre cada um deles do que os católicos (praticantes incluídos, que dizem sê-lo só porque vão à feira de vaidades da missa).

(Dia de Todos os Santos? O que é isso? Ah, um feriado, não há escola, fixe!)

Os feriados nacionais caíram em desuso, os putos não sabem o que foi o 25 de Abril, o 1.º de Maio que significado tem, que vantagem houve em reconquistar a independência e quem foi Luís Vaz de Camões, um sujeito que não sai nas cadernetas de cromos dos futebolistas mais internacionais, portanto deve jogar na 2.ª divisão...

O único feriado que a grande maioria sabe o que significa... não é feriado: o Carnaval. Desse não sei eu por que razão o comemoramos, quando andamos todo o ano mascarados...

Desanuviamos com um poema? Pode ser um para sorrir? Vamos a isso!

Ai, Margarida

Ai, Margarida,
Se eu te desse a minha vida,
Que farias tu com ela?
— Tirava os brincos do prego,
Casava c'um homem cego
E ia morar para a Estrela.

Mas, Margarida,
Se eu te desse a minha vida,
Que diria tua mãe?
— (Ela conhece-me a fundo.)
Que há muito parvo no mundo,
E que eras parvo também.

E, Margarida,
Se eu te desse a minha vida
No sentido de morrer?
— Eu iria ao teu enterro,
Mas achava que era um erro
Querer amar sem viver.

Mas, Margarida,
Se este dar-te a minha vida
Não fosse senão poesia?
— Então, filho, nada feito.
Fica tudo sem efeito.
Nesta casa não se fia.


Álvaro de Campos

Beijito e bom feriado...