quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

"Chorei, chorei

Até ficar com dó de mim
E me tranquei no camarim
Tomei o calmante, o excitante
E um bocado de gim

Amaldiçoei
O dia em que te conheci
Com muitos brilhos me vesti
Depois me pintei, me pintei
Me pintei, me pintei

Cantei, cantei
Como é cruel cantar assim
E num instante de ilusão
Te vi pelo salão
A caçoar de mim

Não me troquei
Voltei correndo ao nosso lar
Voltei pra me certificar
Que tu nunca mais vais voltar
Vais voltar, vais voltar

Cantei, cantei
Nem sei como eu cantava assim
Só sei que todo o cabaré
Me aplaudiu de pé
Quando cheguei ao fim

Mas não bisei
Voltei correndo ao nosso lar
Voltei pra me certificar
Que nunca mais vais voltar
Vais voltar, vais voltar

Cantei, cantei
Jamais cantei tão lindo assim
E os homens lá pedindo bis
Bêbados e febris
A se rasgar por mim

Chorei, chorei
Até ficar com dó de mim..."


Chico Buarque, Bastidores

8 comentários:

josé luís disse...

não estou a gostar nada disto...
primeiro ai que só o quer neste natal, depois é o love, depois afinal diz que les paroles et l'amour viciam e não é que agora se me põe a chorar? ai ai...

(e como se não bastasse lá voltou a diferença entre partículas de felicidade e palavras doridas a ficar inferior a 10! não há quem tenha mão nisto?...)

Escrivaninha disse...

Mulheres!...
Quem as percebe?...
Há uma antiga tertúlia sobre o tema...creio que começou com Adão, que um dia, desesperado, se chegou à esquina do Paraíso em busca de solidariedade...(sobretudo em busca de uma revisão do conceito de Paraíso)
:-)

josé luís disse...

o meu comentário não era tipo "mulheres!... quem as percebe?"

era (apesar do tom irónico) o expressar de uma genuína preocupação por tão lacrimejante publicação!

e não me fale de adão! (...que numa revisão pessoal dos paradisíacos conceitos do éden estou convencido que não foi só o primeiro homem, parece-me que foi também o primeiro homem que não gostava de mulheres)

Ninguém.pt disse...


Se te abaixasses, montanha


Se te abaixasses, montanha,
poderia ver a mão
daquele que não me fala
e a quem meus suspiros vão.

Se te abaixasses, montanha,
poderia ver a face
daquele que se soubesse
deste amor talvez chorasse.

Se te abaixasses, montanha,
poderia descansar.
Mas não te abaixes, que eu quero
lembrar, sofrer, esperar.


Cecília Meireles

Ninguém.pt disse...


Terra humana


É inútil resistir.
Por detrás das muralhas da vontade
Mora o desejo, a força que as derruba.
Deixa que nasça, que avolume e suba
Esta maré de seiva e de ternura.
A grandeza do homem, criatura
Que cresce enquanto ama e pode amar,
É saber
Que só depois do gosto de pecar
Lhe vem o gosto de se arrepender.


Miguel Torga

Escrivaninha disse...

josé luis:
Não me diga uma coisa dessas sobre o Adão!...
Bolas!
Isso não é só uma revisão da ideia de Paraíso...
Então, não me diga que aqueles dois...naquela imensidão, que era contudo um condomínio fechado...
Eu sempre tive as minhas dúvidas sobre essa versão da Criação, mas nunca cheguei tão longe! Apre!...
(e não precisa de me explicar, apesar de tudo, prefiro a minha versão - com alguns momentos enconsos - de Paraíso).

Escrivaninha disse...

Mestre:
Sempre certeiro!
Talvez eu mantenha mesmo a ideia de «ter dó de mim»; talvez eu queira mesmo «lembrar, sofrer, esperar»...
Um dia vou mudar...acho.

josé luís disse...

minha amiga, sei que tenho razão:

adão não gostava de mulheres, ponto

[não estou a dizer que gostava de homens... ou de serpentes... ou de maçãs, note-se]

só digo e repito que acho que ele não gostava de mulheres

[aliás... :), para gostar de mulheres teria de ter conhecido pelo menos duas...]