sábado, 24 de julho de 2010

Sofrer...

Quando, há pouco, mudei o visual do blogue, tudo se iluminou, com um ar mais dourado.
Tudo, não. Curiosamente - e sem qualquer explicação que me ocorra - a etiqueta «Palavras Doridas» manteve-se a preto. Liguei e desliguei, entre e saí. No meu écran continuam a negro, as palavras doridas.
E isso fez-me pensar na resistência da dor; que não é exactamente a mesma coisa que a resistência à dor. Mas, estão associadas. Quando a dor se instala, por vezes, também as pessoas se instalam na dor. Penso que, por vezes, isto é mesmo uma questão de sobrevivência. Alimentar a dor é a condição de viver com ela, de não se deixar vencer por ela.
A memória da dor e a dor da memória, por vezes, confundem-se. Creio que, em certos casos, as pessoas acreditam que não sobrevivem à dor e por isso sobrevivem na dor.
Numa daquelas séries que eu vou vendo, dia após dia, uma vez havia uma viúva que dormiu com um colega de trabalho, que a adorava. No dia seguinte ela evitava-o. Ele insistia. No fim do episódio ela explicou-lhe porque não podia ficar mais com ele: «Todos os dias, olho para o lado, e, antes de me levantar, cumprimento o meu marido, como se ele estivesse lá. Apesar de saber que não está, que nunca mais lá vai estar. Hoje, estavas lá tu. E eu soube que não ia aguentar. Eu não estou preparada para viver sem a dor da perda do meu marido.»
O episódio terminou naquele momento, como convém e o assunto não teve seguimento. Ou eu não o acompanhei.
Mas, hoje, pensei de novo nisto: será que a resistência da dor é uma forma de resistir à dor? Porque é que as minhas Palavras Doridas foram as únicas que não adoptaram o novo tom do blogue?

2 comentários:

Escrivaninha disse...

Já percebi porque ficaram a negro as minhas Palavras Doridas: porque eu tinha «chamado» todos os posts com aquela etiqueta. Afinal parece que fui eu que impedia a dor de se mudar e colorir...
O que não deixa de ser, também, matéria para pensar!

josé luís disse...

pois as palavras doridas aparecem-me tão bronzeadas como as partículas de felicidade... o que parece promissor... ;)
parabéns pelo novo design, decerto do agrado das palavras guardadas.