terça-feira, 22 de junho de 2010

Epidemias de Verão

"- Ó D. Dulce, eu com o abatanado quero dois pacotes de açúcar, se faz favor.
- Tem razão. Levo-lhe já o segundo.
A mulher beberricava um chá, esticando a ponta dos beiços. Já nos temos cruzado pelo café, mas nunca trocámos mais que uma «boas tardes».
- A senhora não sabe que o açúcar engorda?
- Na minha família sempre me ensinaram a aproveitar as minhas qualidades: a magra não chego e para gorda já vou bem lançada.
A criatura ficou boquiaberta a olhar para mim, o que me deu ensejo para acrescentar: «A minha mãe quando ficou magra morreu. Não me parece um exemplo a seguir.»
Ela continuava a fitar-me e por fim disse: «Não é nada comigo...»
«Pois não!», rematei, com um sentimento vencedor, enquanto mexia o líquido já adoçado com dose dupla de açúcar."
Francamente! Sempre há gente com uma lata! Agora então, que chegou o Verão, vem aí aquela epidemia de anorexia mental que me irrita...só por saber que vem aí. O melhor é cortar o mal pela raiz!

4 comentários:

Ninguém.pt disse...

Mais um contito para o livrito... a coisa vai-se compondo.

Não comerei da alface a verde pétala

Não comerei da alface a verde pétala
Nem da cenoura as hóstias desbotadas
Deixarei as pastagens às manadas
E a quem maior aprouver fazer dieta.

Cajus hei de chupar, mangas-espadas
Talvez pouco elegantes para um poeta
Mas peras e maçãs, deixo-as ao esteta
Que acredita no cromo das saladas.

Não nasci ruminante como os bois
Nem como os coelhos, roedor; nasci
Omnívoro: dêem-me feijão com arroz

E um bife, e um queijo forte, e parati
E eu morrerei feliz, do coração
De ter vivido sem comer em vão.


Vinicius de Moraes

(Tenho a sensação de já ter colocado este soneto, mas não o encontrei e arrisquei...)

Escrivaninha disse...

Estou a contar consigo para a selecção de textos, Mestre!

Já andava por cá quando eu escrevi a História da Carolina Almoçadeira e do Sinfrónio Esplanadeiro?

Ninguém.pt disse...

Não, não recordo essas personagens.
E, pelo nome, seriam inesquecíveis.

Mas estarão nos arquivos do blogue, ou estes já não estão completos?

Assim que tiver um tempito vou dar-lhes uma volta para ver o que encontro.

Não me importo de propor a primeira escolha.

Escrivaninha disse...

Estão por aí, sim. Ainda vamos mesmo concretizar esse projecto!

Boa noite, Mestre!