terça-feira, 1 de junho de 2010

Eles merecem, mas...

Eu não percebo a loucura com o futebol.
Eu não percebo a loucura e o orgulho nacional com o Mourinho, mas, pronto´...aceito, que o homem leva longe o nome de Portugal e uma arrogância-monstra que não me parece que nos caracterize (aos portugueses, em geral, porque, claro, também há os mete-nojo).
Mas o que eu não percebo mesmo, é que ninguém comente a estranha intervenção que ele teve ontem: Eu ouvi - com estes dois que a terra há-de comer (digo eu, apontanto para os ouvidos) - que o homem disse «importante é esganar o Real Madrid», e ninguém comenta; acham todos que foi uma bela aquisição e vão pagar (principescamente) ao homem que anunciou publicamente que era importante esganá-los.
Eu, por mim, não me importo: são espanhóis; mas que é estranho, é.
E aí, até fiquei a acreditar que o homem tem coragem e carisma: ninguém lhe pega!

9 comentários:

Ninguém.pt disse...

Que a terra há-de comer se os herdeiros não optarem pela cremação...

Escrivaninha disse...

Agora é que me estão a arder as orelhas :-))

Ninguém.pt disse...

Vamos poupar pelo menos estes súbditos de Juan Carlos, o poeta e o cantor?


Caminante no hay camino


Todo pasa y todo queda,
pero lo nuestro es pasar,
pasar haciendo caminos,
caminos sobre el mar.

Nunca persequí la gloria,
ni dejar en la memoria
de los hombres mi canción;
yo amo los mundos sutiles,
ingrávidos y gentiles,
como pompas de jabón.

Me gusta verlos pintarse
de sol y grana, volar
bajo el cielo azul, temblar
súbitamente y quebrarse...

Nunca perseguí la gloria.

Caminante, son tus huellas
el camino y nada más;
caminante, no hay camino,
se hace camino al andar.

Al andar se hace camino
y al volver la vista atrás
se ve la senda que nunca
se ha de volver a pisar.

Caminante no hay camino
sino estelas en la mar...

Hace algún tiempo en ese lugar
donde hoy los bosques se visten de espinos
se oyó la voz de un poeta gritar
"Caminante no hay camino,
se hace camino al andar..."

Golpe a golpe, verso a verso...

Murió el poeta lejos del hogar.
Le cubre el polvo de un país vecino.
Al alejarse le vieron llorar.
"Caminante no hay camino,
se hace camino al andar..."

Golpe a golpe, verso a verso...

Cuando el jilguero no puede cantar.
Cuando el poeta es un peregrino,
cuando de nada nos sirve rezar.
"Caminante no hay camino,
se hace camino al andar..."

Golpe a golpe, verso a verso.


Antonio Machado

http://cs.netlog.com/go/explore/videos/videoid=pt-1501398&user=1

(Sei que o vídeo tem a letra, mas não é a mesma coisa...)

(Quanto às orelhas, pois bem, talvez um pouco de "Halibut", de "Bucagel" ou de "Halls Mentolyptus"...)

Ninguém.pt disse...

E podemos deixar por esganar também estes "nuestros hermanos", os cantores, o poeta e os poetas que eles cantam?
(Que pena este grupo ter deixado de gravar... Todo este álbum é uma maravilha!)

http://www.youtube.com/watch?v=NVA5ifLis1E

Se quiser ler a letra, em castelhano, pode encontrá-la, por exemplo, aqui:

http://pimentanegra.blogspot.com/2007/02/los-poetas-andaluces-de-ahora-rafael.html

Escrivaninha disse...

Ontem, quando li sobre o poeta, «disparou» na minha memória esta música.

Apesar da minha «raiva» (herdada, como já expliquei) aos espanhóis em geral, esta música sempre me embalou para bons lugares.

Obrigada!

Escrivaninha disse...

Salvem-se de qualquer «esganamento» os poetas todos e os artistas em geral...todos os que têm, apesar de tudo, a capacidade de sonhar!

Ninguém.pt disse...

Já agora, a Miss estava referindo qual das músicas?

(Só para ficar sabendo o que a embala...)

Ninguém.pt disse...

Desculpe, não vi o advérbio de tempo!

Unknown disse...

Não ninguém lhe pega por isso, mas antes toda a gente lhe PAGA e de que maneira. Um autêntico disparate. Tenho dito!