quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Leitura

O apoio começou ontem, visando sobretudo ajudar a aluna a integrar-se, uma vez que chegou recentemente de um outro país.
O apoio foi dado na biblioteca e, claro, uma das recomendações para uma melhor integração na escola, foi ler bastante. Ler o que quiser: livros sérios ou brincalhões, adequados à sua idade, recomendados ou não pelo plano nacional de leitura...ler, ler muito e procurar saber e ampliar o significado de todas as palavras.
Escolhemos um livro para leitura das férias de Natal. Integrado numa colecção jovem, dedicado sobretudo ao público feminino (com uma capa sugestivamente cor-de-rosa), com 15 pequenos capítulos, 2 ou 3 páginas cada um.
- Tens 15 dias de férias, podes ler um destes capítulos por dia e fazer um resumo em um ou dois parágrafos. Quando regressarmos à escola, eu devo ficar a conhecer o livro, capítulo por capítulo, pelo teu resumo.
- 'fessora, eu posso começá a lê ainda antes das férias. Eu posso começá a lê hoje.
- Óptimo. E se não gostares, ainda podemos trocar de livro. Até amanhã então.
...
- Olá! Então? Ainda começaste ontem o livro?
- Sim, 'fessora. Li uma página.
O sorriso aberto não deixava dúvidas de que tinha gostado do que tinha lido...Daí a minha dúvida: Como pôde ler só uma página?!...
Procurei na memória. Creio que nunca consegui ler só uma página de um livro que considerasse interessante. Ou talvez mesmo de um que não me interesse. Como se pode ler só uma página de um livro? Eu não sabia que era possível começar um livro e desempenhar a tarefa de leitura, uma página de cada vez...
Não comentei. Não me posso queixar. Ela começou a tarefa ainda antes do solicitado...e sorri...
Mas não consegui deixar de ficar perplexa.

Sem comentários: