domingo, 5 de dezembro de 2010

Halsman

Um dia de temporal é bom para ficar em casa, para apreciar o facto de não ser um dia de semana e ter mesmo de sair.
É também um bom dia para explorar recursos, como a cadeia de canais por cabo, que ainda nem conheço bem, cingindo-me sempre aos do costume.
E foi assim que descobri o MOV um canal de cinema.
Fiquei presa a um filme sobre o julgamento de um judeu, que foi considerado culpado, desde logo, por ser judeu. Sempre me impressionam as narrativas que mostram o lado animal que assolou as pessoas durante o nazismo. Por mais que explique não consigo, verdadeiramente, compreender...
O final do filme referia-se ao destino das personagens e falava em registos selados daquele julgamento, considerado a primeira condenação de um judeu pelos nazis.
Desde então tenho estado por aqui à procura. Se encontro as referências ao fotógrafo, judeu, que, como repórter da revista Life, nos deixou brilhantes fotografias de celebridades a saltar (o que os americanos chamam «jumpology»), não consigo encontrar referências à questão da morte do seu pai e da sua condenação, a não ser na sinopse do filme que acabei de ver.
Phillipe Halsman existiu mesmo e os seus trabalhos são famosos, mas o que não consigo saber é se esta parte da sua biografia - que deu origem ao filme americano de 2007 - também existiu mesmo. Se alguém me puder ajudar com informação, fico muito grata.

Sem comentários: