sábado, 7 de agosto de 2010

Picardia - Uma viagem estonteante

Ontem recebi um texto que, a determinada altura, falava em picardia. Estranhei a palavra...como uma palavra que não é comum de ouvir. Avaliei-a - como faço instintivamente - a ver ao que me soava, antes de a procurar no seu significado, presente num dicionário. Eu compreendia perfeitamente o que ela queria dizer no seu contexto, mas, queria explorar mais a palavra...

Para mim era algo associado a picadeiro...mas às cortesias dos cavalos também...ou aos movimentos dos cavalos...talvez picados por uma mosca ou um moscardo.

Procurei-a no dicionário, pois quando uma palavra me desafia gosto de a experimentar, procurar os seus múltiplos significados, ensaiar as suas aplicações. (Não sei desde quando faço isto, mas, desde que tenho este blogue faço-o consciente e deliberadamente, ou talvez tenha este blogue porque me apercebi de que o fazia...é irrelevante, agora).

Fiquei então a saber que existe uma região de França com este nome, recordei-me de um significado associado à literatura, que em tempos passou por mim em aulas de liceu e estacionei no significado «pirraça», que era o que se adequava ao texto que me era dirigido. Ficámos ontem por ali.

A sensação de associação com a picada da mosca ou moscardo na traseira do cavalo, que o faz mover-se rapida e contristadamente, não saía, no entanto do meu espírito.

Hoje de manhã, na costumeira conversa de esplanada, alguém refere uma relação marcada «por uma certa picardia»...Olhei-o por detrás das palavras, facto que lhe passou despercebido por estar eu óculos de sol. Desencadeou-se no meu espírito a relação que tanto procurava sem saber ao certo: Picardia é, para mim, uma palavra associada a uma música em especial: o voo do moscardo - uma das músicas mais visuais que conheço; e desafiante também, divertida, irrequieta, como se, ao ouvi-la, procurássemos livrar-nos de uma mosca (ou moscardo) que roda em volta de nós, criando movimento e instabilidade!

Recordei o voo do moscardo tocado pela Orquestra Sinfónica de Acordeãos, dirigida pelo Professor Vitorino Matono, numa época muito recuada em que também eu andava encantada por teclados.

Procurei na net e - surpresa das surpresas - encontrei várias versões e muito diferentes: desde o violino à vocalização. Deliciei-me agora a ouvir e seleccionar os vídeos que vou colocar aqui, de seguida, na primeira compilação musical temática deste blogue, desencadeada pela palavra Picardia.

Para o rigor histórico ser cumprido, devo dizer que este trecho musical foi composto pelo russo Nikolay Rimsky-Korsakov (1844-1908)e que é interpretado por diversos instrumentos e estilos até hoje. Vejam lá!











Sem comentários: