domingo, 26 de julho de 2009

Os Domingos deles

Seguindo um hábito que se vai arreigando - quem me havia de dizer tudo o que este blogue me havia de trazer!... - lá fui à procura de umas «palavras de outros» para ilustrar o domingo, ou as dúvidas sobre a Fé, que, como já expliquei, por vezes o s Domingos também me trazem.



"Bati com o pé no deserto

e não nasceu uma fonte...



Toquei numa rocha

e não se cobriu de açucenas...



Beijei uma árvore

e o enforvado não ressuscitou...



Amaldiçoei a paisagem

e não secaram as raízes...



Digam-me lá: para que diabo serve ser poeta?

(Os santos são mais felizes.)"



José Gomes Ferreira, Café XXII



"O milagre não é dar vida ao corpo extinto

ou luz ao cego, ou eloquência ao mudo...

Nem mudar água pura em vinho tinto...

Milagre é acreditarem nisso tudo!"

Mário Quintana

3 comentários:

Ninguém.pt disse...


Oração


Anjo da guarda, corta as tuas asas,
Esses galões de pano,
Se queres, humano,
Ajudar-me.
Minha mãe a gerar-me
Nu,
E o céu a mandar-me
Um cisne falso como tu!

Nesta terrena dor,
Desesperado,
Pedi um braço quente e pecador.
Não quero cá ninguém santificado!

Limpa o verniz da cara, tira o lenço
E enxuga-me estas lágrimas de lama.
Deus é imenso,
Mas nem eu lhe pertenço,
Nem é por ele que a minha angústia chama.


Miguel Torga

Ninguém.pt disse...

A uma desaparecida:

Passaporte

Dava adeus a si mesmo
na ponte sobre o cais.
A cada hora, partia-se
para não voltar mais.


Mauro Mota

Ninguém.pt disse...


Incenso fosse música


isso de querer ser
exatamente aquilo
que a gente é
ainda vai
nos levar além


Paulo Leminski