quinta-feira, 2 de julho de 2009

Beleza Providencial

Quando o vi do outro lado da rua, confesso que fui atraída pelo seu «bom aspecto». Corpo bem proporcionado, cabelo grisalho e uma barba com um toque de intelectualidade...
Estava eu a cogitar no facto de aos homens ficar muito melhor um certo envelhecimento, quando, num momento em que a distância entre nós diminuiu, compreendi que conhecia «o exemplar». Acto contínuo, acenei.
Ele atravessa de imediato a rua - o que já achei excessivo (nunca tínhamos tido muita confiança) - para me dizer..."Não estou a conhecê-la...deve ser dos óculos escuros..."
Já "de pé atrás" (quem é que se expõe, sem necessidade a um encontro com alguém que não reconhece? Era tão fácil acenar, sorrir e seguir em frente!) recordei-o de que tínhamos sido professores na mesma escola há quase uma década (enquanto pensava "Estás muito mais crescido!").
- Pois foi!...Agora já não nos víamos há uns meses!...
- Anos - corrigi, já impaciente - Foi na primeira manifestação grande dos professores, em Lisboa. Lembras-te?
Ele sorriu com ar vago.
O resto foi um arrastar penoso de frases, que pareciam de filmes diferentes, sobre a escola. Quando o questionei sobre como tinha sido o processo de avaliação na sua escola, ele respondeu: - Nós ali seguimos o Governo.
- Todos seguimos o Governo! É a lei.
- Pois, mas nós seguimos mesmo! - disse sempre com aquele sorriso, que de lindo passara a irritante
- Queres dizer que seguem, com agrado?...
Felizmente uma vizinha interrompeu-nos para o cumprimentar...que há muito tempo não o via...
Última tentativa da minha parte: - A Direcção da Escola continua a mesma?
- Sim, mesmo com o novo processo.
- Na minha também.
- O teu Director é o ...Magalhães?...
- Não! Esse é o computador. Ainda não dirige a escola!
Ele continuou com o mesmo sorriso fixo, à espera que eu rectificasse o nome do Director!
Despedimo-nos. Dois beijinhos...Felicidades...Gostei de te ver.
E eu agradeci a Deus por lhe ter dado aquela beleza toda. Se lhe tivesse acrescentado inteligência, não seria, de facto, justo.

Sem comentários: