terça-feira, 27 de outubro de 2009

"Um vintém é um vintém e um cretino é um cretino"

Foram estas as palavras que saíram do aparelho de rádio, quando a ordem de despertar dada na véspera o fez accionar o som.
Abri os olhos intrigada: que estranhas palavras...
Afinal era uma polémica qualquer de treinadores de futebol, assunto que sempre me entedia e logo me desinteressa, a ponto de deixar de ouvir o que se diz.
De qualquer maneira, registo aqui, que há muito não ouvia palavras destas - vintém, é de outros tempos, cretino é intemporal, mas, embora se frequente bastante, a expressão é escassamente usada.

3 comentários:

josé luís disse...

também ouvi...
e até me pareceu que se poderia iniciar um jogo que consiste na simples invenção de uma frase em que é repetida a existência de um conceito monetário datado justaposta à de um insulto vernáculo intemporal (uf!).
quer jogar? (começo eu):
«um tostão é um tostão e um boçal é um boçal»

Escrivaninha disse...

Ah!Ah!Ah!
Como a minha avó chamava um cruzado a uma moeda, creio que de dois tostões, até podemos dizer:
«um cruzado é um cruzado e um infiel é um infiel».
Mas, para rematar, (e este era sempre usado como remate lá em casa...)«um homem é um homem e um gato é um bicho!»

josé luís disse...

... não sei se concorde consigo. mostrei o seu post ao garfield e ele jurou-me que o ditado é "um gato é um gato, e um homem é um bicho!"