quarta-feira, 30 de setembro de 2009

(Re)encontros

"- Olá! Como estás? - saudou a colega com um sorriso genuíno, levantando-se da cadeira e dirigindo-se-lhe com passo firme.
Ela abriu também um grande sorriso - Estou bem...
- Estás muito bem! - continuou a outra, com ar entusiasmado - Estás muito mais magra! Caramba!Perdeste um bom bocado!...
Ela abriu um sorriso de satisfação, meio-envergonhado.
- Agora só te faltam perder...o quê?...uns dez quilos?
Só então repararam na autora da afirmação. Sentada perto da janela, em contra-luz, era apenas um enorme vulto quadrado. Mas ela lembrava-se dela!...Semicerrou os olhos a pensar como responderia a uma intervenção tão desagradável.
A primeira tentou restaurar o bom ambiente - Ah! Credo! Ela é de constituição forte... - e olhava para a outra, de sobrolho franzido.
- Ela é uma mulher forte e queira Deus que ela nunca fraqueje! - Assim, inesperado, ele era ainda mais alto e atlético. Nenhuma delas dera pela sua presença, num local da sala mais reservado para trabalhar, separado do restante espaço por um biombo.
A voz dele soou-lhe vinda do céu em seu socorro. Ela sentia-se uma personagem de um filme...mesmo antes de ele lhe segurar levemente o queixo na mão, enquanto, olhando-a nos olhos, dizia, para a outra, reforçando a sua intervenção - É de mulheres fortes como ela que o país precisa, e nós aqui na escola também.
Elas estavam boquiabertas. Recordavam agora porque ao diminuitivo Ze tinham acrescentado 'us', passado a designa-lo como o pai dos deuses gregos... Ze(us)...sentindo-se no Olimpo, quando ele estava por perto.
Ela olhou triunfante para a paquidérmica figura em contra-luz e saiu atrás dele, saboreando o silêncio que se encerrava nas suas costas.
- Zeus!...Céus!...queria eu dizer...bolas! Zé!
Ele virou-se, ciente da impressão que causava - Sim?
- Obrigada!
- De nada! Foi sincero! E merecido!
A partir daí as pernas dela recusaram-se a mexer, sentindo que ficava colada ao chão, com um estúpido sorriso no rosto - nada de diferente das adolescentes a quem dava aulas - enquanto ele descia (majestoso) a escadaria da escola."

Nota adicional:
a) A personagem Zeus é completamente ficcionada, para grande pena de muitos membros da comunidade escolar, incluindo eu.
b) Todas as outras personagens são retratos, de perto, de elementos reais, também para grande pena de muitos membros da mesma comunidade escolar.

Sem comentários: