domingo, 13 de setembro de 2009

Amanhã lá vamos todos regressar à Escola

Já não posso ouvir a conversa - repetida todos os anos - da forma como se devem enquadrar as crianças na escola, por causa dos traumas.
Mais quais traumas? Com traumas ficam eles de tão protegidos e tão enfaixados em actividades e vigilâncias que não têm autonomia nem para comprar um chupa-chupa. Ou, quando têm, fazem asneira...porque coitadinhos eram imaturos.
Oh, pá! Eu sei que eu não podia falar assim, sendo professora e tal, mas - caramba - não era bom andar na escola?
Era, digo eu, que quem devia estar traumatizada era eu, que entrei para lá aos 6 anos e ainda não saí!
Mas, sabem que mais? Todos os anos, nestas vésperas de regresso à escola, sinto um formigueiro, uma excitação por aquilo que vou encontrar...um entusiasmo, é isso mesmo, um entusiasmo, que não me parece nada traumático.
E, invariavelmente, no 1º dia de escola, dou comigo a trautear a canção que, para mim, simboliza a escola

E com um búzio nos olhos claros
Vinham do cais, da outra margem
Vinham do campo e da cidade
Qual a canção? Qual a viagem?

Vinham p’rá escola. Que desejavam?
De face suja, iluminada?
Traziam sonhos e pesadelos.
Eram a noite e a madrugada.

Vinham sozinhos com o seu destino.
Ali chegavam. Ali estavam.
Eram já velhos? Eram meninos?
Vinham p’rá escola. O que esperavam?

Vinham de longe. Vinham sozinhos.
Lá da planície. Lá da cidade.
Das casas pobres. Dos bairros tristes.
Vinham p’rá escola: a novidade.

E com uma estrela na mão direita
E os olhos grandes e voz macia
Ali chegaram para aprender
O sonho a vida a poesia.


Outra Margem, Poema de Maria Rosa Colaço, musicado por Trovante no álbum Baile no Bosque, 1981

Mas vai sendo cada vez mais difícil cantar esta canção...
Amanhã ainda vou tentar!

Sem comentários: