domingo, 16 de janeiro de 2011

«Um dia vais achar que sair à noite é pôr o lixo no contentor»

Ultimamente tenho esta sensação de forma recorrente: sinto-me presa!
Presa a um horário rígido, presa a rotinas estupidificantes, presa a rituais sem sentido, presa a um estado de politicamente correcto que me sufoca, me insulta, me despreza, me inquiteta...
Ultimamente sou assombrada pelos excelentes slogans da Sumol - que, lamentavelmente, eu não gosto de beber - que «bebo» sofregamente e vou tomando como lema de vida. Será que é possível? Manter-me original?...Tudo na sociedade adulta e politicamente correcta me incita a ser igual a todos. Num ambiente laboral que sufoca a originalidade e boicota a iniciativa, sinto, cada vez mais, que quero sair. Quero sair!
Na realidade eu não queria sair, mas queria que outros saíssem...
Mais que nunca lembro o velho ditado: «Quem não está bem, muda-se». Tenho de ser eu a mudar...ou a mudar-me?...Interiormente ou dali para fora?...Eles querem que eu faça o portfolio e eu só me apetece sair porta fora!
E a alegria diária de umas horas por dia em verdadeira troca de saberes, de aprendizagem mútua, de alguém que confia em mim para ensinar...versus várias horas por dia em que desconfiam de mim e me obrigam a explicar o que faço, como faço, porque faço...como se não fosse óbvio e natural. Porque o faço? Porque sou assim e porque sou eu...por enquanto, ainda original...até quando?
Tenho medo!

Sem comentários: