quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Há esperança!

Ontem foi um dia grande, muito grande; tão grande que encheu também o dia de hoje, onde cria que era já 6ª feira, do tanto que vivi esta semana.
Hoje agradeci aos meus alunos. Há muito tempo que não sentia satisfação em estar na escola para além do tempo efectivamente lectivo, passado nas aulas, a ensinar e aprender.
Ontem estive todo o dia a zelar pela democraticidade do processo de eleição para o Parlamento dos Jovens, um programa que existe anualmente e que nunca me chamou a atenção.
Este ano os alunos de 9º ano manifestaram interesse em organizar listas para concorrer. Como professora curricular encarreguei-me do processo, cumprindo os trâmites legais, mas sem grande fé na iniciativa. Ontem, no decurso da votação que decorrereu durante o dia, esperei uma afluência pequena, centrada nos 8º e 9º anos e temi alguns conflitos e escaramuças.
Foi surpreendente! Filas e filas de pequenos eleitores, convictos do seu papel, curiosos para experimentar um processo eleitoral como o dos maiores de 18, ordeiramente de cartão identificativo na mão, respeitando a hora de chegada à fila.
A minha pequena presidente da mesa, uma aluna de 7º ano, das mais responsáveis que já vi, zelava activamente pela seriedade e democraticidade do processo.
Saí da escola tarde e fui ainda para uma conferência de Francisco José Viegas, integrada nos Combates pela Leitura e pela Literacia, que estou a frequentar e que já aqui referi. Falar e ouvir falar de livros, do prazer de ler, do que é ser leitor, das interrogações que se colocam ao universo do livro com o qual crescemos...
Cheguei a casa muito, muito cansada. Não conseguiria preparar uma aula, nem jantar convictamente. Dormi mal. Estava excitada.
Estava a celebrar o facto de ter descoberto que, a despeito dos burocratas, das leis, das cadeias hierárquicas de papel e cruzes que nos obrigam a arrastar diariamente, ensinar ainda é aprender com os miúdos, experimentar o prazer de ensinar, experimentar o prazer de aprender, educar, estar com os educandos, ajudar a aprender, descobrir...
Ainda há muito para descobrir! Afinal talvez consiga lá ficar...

Sem comentários: