quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Os outros somos nós, pois se pensarmos de outra forma...quem somos?

"Quando os nazis venceram os comunistas fiquei em silêncio; eu não era um comunista.
Então eles vieram e levaram os os sociais-democratas, e continuei em silêncio; eu não era um social-democrata.
Quando eles assumiram o sindicato, eu não protestei; eu não era um sindicalista.
Quando eles buscaram os judeus, continuei em silêncio; eu não era um judeu.
Quando eles me escolheram, já não havia ninguém que pudesse protestar."


Martin Niemöller (14 de janeiro de 1892 - 6 de março de 1984)

2 comentários:

josé luís disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
josé luís disse...

há um texto, de cujo autor não tenho a certeza (penso ser o poeta russo maiakovsky) que creio ser complementar ou até inspirador deste:


Na primeira noite, eles se aproximam,
colhem uma flor do nosso jardim,
e não dizemos nada.

Na segunda noite, já não se escondem,
pisam as flores, matam o nosso cão,
e não dizemos nada.

Até que um dia, o mais frágil deles,
entra sózinho, em nossa casa, rouba-nos a lua,
e, conhecendo o nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.

E, porque não dissemos nada,
já não podemos dizer nada.