segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Criancices

Hoje, quando estendia a roupa aproveitando o sol, veio-me à lembrança uma "criancice", que prova que eu era uma criança atenta às coisas da escola, mas que as sobrevalorizava um pouco.
Aquilo de que eu me lembrei foi que ficava muito aborrecida quando via a minha mãe estender roupa num dia de sol (num de chuva não era muito comum, confesso, mas isto tem uma lógica) depois de me terem explicado na escola o ciclo da água.
Eu compreendi perfeitamente que a chuva acontece quando as nuvens estão cheias de água e que elas se formam com a água que evapora da Terra em direcção ao céu. Ora, eu lembrava-me claramente que na imagem (desenho e não fotografia, note-se) havia uma senhora a estender a roupa e a água evaporava da roupa para se ir acumular nas nuvens! (penso que também havia rios e outras coisas, mas essas não havia lá em casa).
Portanto (reparem no pensamento lógico da petiza!) quando a minha mãe estendia roupa num dia de sol ia contribuir para que no dia a seguir estivesse a chover (era "tiro e queda" estão a ver?) e eu não queria. Preferia o sol.
Nunca perdoei à minha mãe estender roupa em dias de sol! Que desmancha prazeres! Porque tinha ela de ir provocar chuva num dia tão lindo?!?
[Eu não sei se toda a gente tem a sensação de que era parva quando criança, mas eu sinto-o muitas vezes]
Foi com um sorriso que acabei de estender a roupa ao sol: afinal parece que é uma tradição de família!

Sem comentários: