segunda-feira, 2 de março de 2020

Inefável

Deparo-me com esta palavra num livro que estou a ler e imediatamente me chama a atenção. Provavelmente isto acontece por duas razões: porque não sei bem o que significa e porque me lembra alguém muito gordo, apertado dentro de um fato completo demasiado estreito, a suar e a limpar a testa grande com um branco lenço de pano. Esta imagem só pode ser queirosiana. Não sei a que personagem se refere, mas tem todo o ar...talvez do Conselheiro Acácio...não sei bem, mas é uma personagem da Lisboa oitocentista, da crítica mordaz do Eça.
Divertida com a associação (mais uma das que me faz acreditar que a leitura nos cria memórias de coisas que não vivemos realmente) vou ao Dicionário esclarecer o real significado:

1. Que não se pode exprimir por palavras (ex: prazer inefável) = Indescritível, Indizível
2. (Figurativo) Encantador, delicioso, inebriante (ex: perfume inefável)

Priberam (em linha), consultado hoje mesmo.

A citação que me despertou para a palavra, está num texto sobre Proteínas e é a seguinte: "Tudo o que podemos dizer é que um número pequeno mas não especificado de aminoácidos unidos entre si é um péptido. Dez ou doze péptidos juntos formam um polipeptido. Quando um polipeptido começa a ficar maior do que isso, torna-se, em algum ponto inefável, uma proteína." in Bryson, Bill, O Corpo: Um guia para ocupantes, p. 289

Nada que se possa relacionar (nem remotamente) com um ambiente queirosiano!

Sem comentários: