quinta-feira, 5 de março de 2020

Carrossel

Sobre a palavra que escolhi hoje tinha um erro de grafia: cuidava eu que se escrevi com ou - carroussel. Depois percebi que estava a fazer confusão com a palavra francesa que terá dado origem à portuguesa.
Apeteceu-me escolher esta palavra porque ontem terminei de ver na televisão uma série francesa onde o carrossel era o ponto de encontro de gentes e de memórias. Mas era mesmo um carroussel francês, daqueles em que os cavalos (que ali serão corcéis) são atravessados pelo varão que os prende em cima e em baixo, em que a cobertura tem um rendilhado e em que o ondular que tudo aquilo descreve tem uma sonoridade de Paris nos anos 20.
Depois lembrei-me que o carrossel também está ligado à minha história porque a primeira fotografia a cores em que figuro foi tirada pelo meu pai a duas das suas filhas num colorido carrossel. Olhando agora para ela tem aquelas cores desmaiadas do início dos anos 70 que não fazem jus à garridice do local de entretenimento, mas sempre sorrio ao vê-la. E penso que é uma boa opção para nos iniciarmos nas imagens a cores: um carrossel, uma tarde de diversão, uma feira, uma festa, um colorido dia em família. De boas memórias...

Sem comentários: