segunda-feira, 16 de março de 2020

A Quarentena e a descoberta de novas palavras

Guqin - é um instrumento da China, uma espécie de harpa vertical.
O que é certo é que neste tempo de isolamento social quase não tenho tempo para sossegar, em casa, com todas as mensagens que recebo: umas para informar, outras para tranquilizar, outras para sugerir coisas para fazer em casa.
Confesso que só me apercebi da gravidade da situação na 5ª feira, quando me foi cancelada uma aula que tinha em Barcelona, para a qual já tinha tudo tratado (hotel, avião) para o fim de semana seguinte.
As pessoas com quem ia ter a aula são as que reputo de mais anti-alarmistas que existem. Se eles cancelaram a aula, a confiança que tenho neles fez disparar em mim todos os alarmes.
Primeiro fiquei chocada e quase prostrada, na própria 5ª feira. Na sexta feira fiz umas compras que se impunham e cumpri algumas tarefas que não implicavam interacção com ninguém e comecei a ver alguns noticiários.
Sábado quedei-me completamente isolada em casa (felizmente tenho animais de companhia e nada mais que isso, porque um isolamento com outras pessoas dado o meu feitiozinho seria muito penoso para todos) e comecei a ler as informações enviadas pelo grupo de pessoas que reputo de anti-alarmistas.
Foi muito tempo, porque eram muitas informações. Aqueceram muito o meu coração, pois a ternura, carinho, entreajuda e preocupação genuína com os outros que ressaltavam daquela saraivada de mails era muito forte.
Entre esses muitos mails estava um video de música chinesa que poderia ser utilizado para meditação. Que se intitulava: The Sound of Nature - Tradicional Chinese Guqin Music. Música que me agradou muito e fui ver o que era Guqin. Embora seja uma palavra não encontrada no nosso Priberam, pois é uma palavra estrangeira sem tradução (a própria grafia não respeita as regras da nossa língua) acabei por descobrir de onde vinha um som que muito me agrada nas músicas de taichi, que por vezes me parece uma guitarra, outras vezes uma harpa...que não conseguia nunca identificar mas que me agradava, muito mesmo.
Assim descobri o Guqin e as suas músicas preencheram toda a minha tarde de ontem.
Aqui deixo um desses videos onde se vê muito bem o instrumento e a técnica para que ele produza som. Fiquei até com vontade de aprender.
Talvez na minha ida à China...que eu acredito que irá acontecer depois de tudo isto passar.
Espero que gostem:







Sem comentários: