sábado, 4 de abril de 2009

Paraphernalia

No 'post' anterior eu queria usar a palavra "parafernália" em vez de "escolta". Fui rectificar como se escrevia e - qual não é o meu espanto - não encontro a palavra nos dicionários que tenho cá em casa.
Para terminar o 'post' coloquei "escolta", mas "ficou-me atravessada..." Eu tinha a certeza que existia! (Tinha, tinha, comecei logo a duvidar se tinha, mas não me rendo facilmente).
No «Ciberdúvidas» lá encontrei as explicações. Ficava lá muito bem, afinal, mas também já não me senti bem a desalojar a escolta. Aproveitei para escrever mais estas palavras.
Mas fiquei muito desiludida com os meus dicionários e creio que lhes comunicarei isso um dia. Francamente! Uma pessoa sempre a pregar o valor dos livros, elemento físico, com volume, em papel, com cheiro...e, para encontrar uma palavra (que está cá desde o latim!) tenho de recorrer à net!?!
Acho que os vou envergonhar tanto que os meus dicionários vão andar cabisbaixos durante uns meses!

2 comentários:

Ninguém.pt disse...

On-line, gratuitos, muito bons:

http://www.infopedia.pt/

http://www.portaldalinguaportuguesa.org/

http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx

(Mas o último também não regista a parafernália...)

Escrivaninha disse...

Bem-vindo(a)
Logo agora que eu andei uns dias ausente e distraída...
Muito obrigada pelas ajudas! Já adicionei aos favoritos, pois serão certamente úteis para outras pesquisas. (E vou já emendar o erro ortográfico do título. Eu queria escrever isto em letra menor, para assinalar o quanto estou envergonhada, mas não descubro como isso se faz e fico muito mais envergonhada).
Espero poder ter notícias da sua presença mais vezes.