segunda-feira, 13 de abril de 2009

Amar

"A tarde já convidava a ficar assim a olhar o pôr-do-sol.
Sentadas no paredão as duas amigas prolongavam a conversa.
Ana estava agitada e falava com entusiasmo: «Logo vamos estar muuuitooo tempo ao telefone. Sabes? Ele já me perguntou o que eu queria de prenda de anos....»
Joana trincava a maçã com ar distraído.
Ana continuava: «Nem sei bem o que pedir...Tenho medo de pedir muito...mas só de saber que ele anda a pensar em presentes para mim...- fez uma pausa e depois recomeçou - Tem de ser alguma coisa que eu possa exibir. Para o estúpido do Óscar ver. Tratava-me com tanta indiferença, no fim...que é bom que veja que eu já parti para outra. - olhou para Joana que parecia procurar alguma coisa, lá longe, no céu - Tu estás a ouvir-me? Não gostas da parte do namoro em que te sentes mimada? Hã? Diz lá que não gostas!...»
Joana terminou de comer a maçã e embrulhou os restos num lenço de papel: «Não é que não goste de ser mimada. Toda a gente gosta, acho eu. Mas, sabes o que eu gosto mais quando amo? Todos os anúncios de televisão e todas as montras me dão um pretexto para lhe oferecer alguma coisa. O amor desperta em mim uma vontade de dar incrível!»
Ana fixou-a com ar escandalizado: «Tu gostas mais de dar que receber?!? Deves estar a treinar para Madre Teresa de Calcutá, com certeza!»
Joana respondeu rápida: «Achas que a Madre Teresa de Calcutá andava a olhar para as montras e a pensar em perfumes e boxers para oferecer? Se calhar encomendava por catálogo, para não se comprometer!...»
Explodiram as duas em gargalhadas, iluminando a tarde que esmorecia.
Por detrás do riso, Joana olhava lá longe o horizonte. Tinha saudades de amar! Tinha saudades de se sentir generosa. O amor despertava nela sentimentos bons e puros, que lhe agradava saber que tinha. Será que ainda tinha? Será que voltaria a sentir-se assim? Tinha saudades disso. Muitas..."

Sem comentários: