domingo, 29 de abril de 2012

Deram-me ontem um livro novo,

muito bem escrito, que me preencheu o domingo com boa prosa, paisagens e personagens bem delineadas.
Repreendo-me por tudo o que deixei de fazer, mas balanço-me no prazer da leitura, extensiva, vagarosa, saborosa, como há muito tempo não tinha.
Percorridas já muitas páginas e muitas léguas, atravessei o Atlântico entre Pernambuco e Moçâmedes (eu que nunca estive em qualquer destes sítios), saí agora da Alemanha e cheguei a Benguela...Andei de barco e de boi-cavalo. Senti o cheiro a suor (e outras coisas piores) dos compartimenos do barco partilhado por muitas pessoas durante meses, entusiasmei-me com o alemão que percebeu que pertencia a África e estou quase tão fascinada pelo Bernardino como a própria Benedita.
Pena que não possa continuar esta viagem. O Adamastor do trabalho ameaça naufragar o meu prazer.

Não é a personagem principal, mas aqui fica um pouco de um dos muitos que habitam estas paisagens do meu fim de semana:

"(...) Pusera-se um Verão quentíssimo, pesadíssimo, ou então eram os seus quarenta e seis anos que já se ressentiam mais do que deviam dos abusos do clima. Às vezes custava-lhe a crer que já tivesse aquela idade. Não se sentia velho e no entanto pareciam tão longínquos e arredados de si os entusiasmos da mocidade (...).
A que propósito viriam todas estas recordações e considerações? Não sabia ao certo. A propósito da solidão, talvez. Por vezes sentia a nostalgia do que não tinha, sonhava com mulher e filhos que lhe enchessem os dias de risos e de carinhos. Mas rapidamente acordava do sonho. Ter família também significava ter preocupações, aflições e desordem, o que para si era intolerável. Mulher e filhos para quê? Para o abandonarem? Para lhe crivarem os dias de dissabores? Estava muito bem assim, rodeado da sua austera penumbra e dos seus sorumbáticos livros. (...)"

Marques, João Pereira, Uma Fazenda em África, Porto Editora

(Serve também o presente post para agradecer a quem me ofertou a obra)

2 comentários:

Ninguém.pt disse...


LIVRO


Livro
um amigo
para falar comigo
um navio
para viajar
um jardim
para brincar
uma escola
para levar
debaixo do braço.
Livro
um abraço
para além do tempo
e do espaço.


Luísa Ducla Soares


Beijito, Miss. Boas páginas.

ML disse...

Oh! A sério que não foi de propósito...! Será que contigo tudo acontece assim?
Continuação de boa viagem quando o Adamastor deixar.
Bj