segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Um Bom Ano Novo

"Sabia que não podia prolongar por mais tempo aquele momento. Não seria socialmente razoável.
Por isso, com muita pena, desprendeu do prego o gordo e fôfo boneco de neve que durante mais de quinze dias lhe dera as boas vindas a casa. Desceu-o e arrumou-o numa caixa colorida que guardou vagarosamente no sotão, juntamente com a sua esperança nas mudanças de «um Bom Ano Novo».
Lá em baixo a porta bateu com estrondo. O arrastar dos pés e os passos irregulares deixavam adivinhar uma figura cambaleante...mais uma vez...
Num acto irreflectido abriu de novo a caixa e introduziu a mão até sentir o toque quente da fazenda branca onde estavam desenhadas as bochechas rosadas do boneco de neve. Ficou assim um bocadinho, com os olhos fechados com força:como se aquele contacto fosse o de uma mão amiga, consoladora, uma companhia. Depois, o inevitável grito rouco do pai chamou o seu nome e nada mais havia a fazer do que abrir os olhos e descer a escada, rumo a todos os dias todos iguais que se seguiriam, por mais um-ano-inteiro, afinal tão velho e gasto como o anterior."

3 comentários:

Ninguém.pt disse...


Dilema

 
O que muito me confunde
é que no fundo de mim estou eu
e no fundo de mim estou eu.
No fundo
sei que não sou sem fim
e sou feito de um mundo imenso
imenso num universo
que não é feito de mim.
Mas mesmo isso é controverso
se nos versos de um poema
perverso sai o reverso.
Disperso num tal dilema
o certo é reconhecer:
no fundo de mim
sou sem fundo.


Antonio Cícero

Bom ano de 2012, Miss.
Beijito.

Ninguém.pt disse...


O vocábulo exacto


O vocábulo exacto, os capilares
por onde passe o vento e o sangue,
o líquido solar ou este súbito
desejo de extermínio.

Assim, quando vós, palavras hirtas,
estalardes, e meu canto for
fragmentos dispersos sob a cinza,
— Adeus! oh barcos onde nunca fui,
ameias onde resisti.


José Terra

Beijito, Miss.

Escrivaninha disse...

Olá Mestre!
Obrigada por não desistir, mesmo quando eu ando arredia...às vezes só à procura da palavra exacta, que, se por vezes chega fáci e em revoadas de boa companhia, outras vezes se faz esquiva, escusa, inadequada...
Momentos...

Beijito.