quarta-feira, 31 de março de 2010

Ritmos

O cabeleireiro estava cheio. Sobretudo mulheres, mas também dois homens e duas crianças.
E eu pensei: "Que maçada!...Logo haviam de ter vindo todos hoje..."
Provavelmente os que não conseguiram vir hoje estarão lá amanhã.
Será por ser fim de mês, semana da Páscoa, início da Primavera? "Não, claro que não - decidi - para mim é uma altura como outra qualquer...apeteceu-me apenas melhorar o visual."
Talvez se perguntássemos a todas aquelas pessoas elas dessem uma resposta semelhante à minha...
Mas o que é certo é que há ritmos, há rituais, dos quais nem temos bem consciência.
Lembrei-me que, quando era criança, sempre me intrigavam as migrações dos animais, das andorimhas, por exemplo. Porque, muitas vezes, ainda não havia uma Primavera muito notória, mas elas lá estavam. Como é que elas sabiam em que altura haviam de partir? De mudar?
Sorri mentalmente por me recordar de todas estas questões que muito me preocupavam quando era mais pequena (na idade dos porquês).
Hoje já não penso tanto nisso, mas vou reconhecendo que há ritmos e rituais que se nos impõem, que parecem fazer parte de nós.
Posso dizer que foi coincidência...mas talvez seja forçado, pois foi nesta semana - santa e de inícios de Primavera - que me apeteceu arrumar e escolher a roupa para poder comprar outra e mudar o meu estilo de cabelo.
Será que somos todos um pouco andorinhas? Terá sido por acaso que o cabeleireiro estava cheio hoje? E a moda Primavera/Verão invadiu as lojas?
Há ritmos na Terra que nos precedem e nos integram.
Somos - conscientemente ou não - cumpridores de rituais que escapam ao nosso entendimento, que nos integram num mundo maior, numa realidade de que nem sempre temos consciência.

Eu também não sei bem o que são...mas vou registando, nestes apontamentos, ciclos, vontades, coincidências, repetições rituais...que acontecem, como que por acaso.

4 comentários:

Ninguém.pt disse...

Ritmos, andorinhas: um duo que me leva directamente a esta belíssima obra de arte

http://www.youtube.com/watch?v=pGX0xKvsFvY

A andorinha da Primavera

Andorinha de asa negra aonde vais,
Que andas a voar tão alta?
Leva-me ao céu contigo, vá,
Qu'eu lá de cima digo adeus ao meu amor

Ó Andorinha
da Primavera,
Ai quem me dera também voar.
Que bom que era,
Ó Andorinha,
na Primavera
também voar.


Pedro Ayres Magalhães

Escrivaninha disse...

Adorei as andorinhas! (ou andorei as adorinhas...)

Ninguém.pt disse...

Esse trocadilho fez-me lembrar este

Poeminho do contra

Todos estes que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão,
Eu passarinho!

Mário Quintana

Grove disse...

A Primavera, é sempre um recomeço. A saida do Inverno (periodo de estagnação) para um renascimento. Talvez por isso, nesta época do ano as pessoas tendam a adoptar rituais de renascimento, de começar de novo. Para mim o inicio do ano seria o 21 de Março.