terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Revista do Ano

O fim do ano aproxima-se a passos largos! (aqui está outro "lugar-comum"...)
É mais ou menos tradição fazer a Revista do Ano que agora finda. Parece-me fastidioso e normalmente nunca é muito animador - acabamos sempre por "desenterrar coisas" que era melhor terem ficado sossegadas.
Procurando manter a tradição e "guardar palavras" que coloriram o meu ano, aqui fica o texto de preparação da viagem à ilha da Madeira que realizei com um grupo de amigos na primeira "ponte" de Dezembro.
O texto é do Rui (a partir de sugestões da colega P.M.) e mostra bem o espírito de boa disposição que marcou todo o périplo:
"Dia 1
Funchal - passeio pela avenida do mar e Marina do Funchal, passeio nos jardins de Sta Catarina, com vista para a casa do ti Alberto, Sé du Funchal, Mercado dos Lavradores (ao Sábado, é o melhor dia), principalmente a lota, subida no teleférico e promenade pelos jardins du mont e descida dans les paniers de verga!

A não perder
Fábrica dos gâteaux de St Antoine
Les caves do Funchal à côté do turismo, o bar "o santinho", (não fui eu que espirrei!) na Marina do Funchal o melhor "clou"(prego) em bolo de caco e Casino do Funchal (pour les pelintres bien entendu!)

Dia 2
Zona piscatória (aquela que está sempre a piscar, será que é a casinha da luz vermelha do sítio?), Pico de Barcelos (será o do galo, mas isso não era do nuerte carago!, ai que estou baralhado), Cabo Girão (ai, não me digas que vamos ver cabos, ferréis e afins...) Ribeira Brava e a Ponta do Sol (que horror, o melhor é ir lá de noiteee, caso contrário nem o factor 100 nos valerááaaa!!!)
Calheta (em minha casa quando eu era pequeno er mais galheta, mas enfm!) com visita aos engenhos da cana de sucre e provas dos bualos de mele e a poncha, descida até ao jardim do mar ( temos de levar o escafandro!) onde se comem gelados caseiros divinais!

Porto Moniz (piscinas naturais), Ribeira da Janela subir até ao Paul da Serra e percorrer o cume da serra apreciando a paysage ou seguir até Sã Vcente e sebir até à Encumeada. Na Encumeada (muito estrãnhe!) descer para a Serra de Água (ela é que disse que era para descer, não fui eu!) e parar (pois convém!) na "tasque" do côté droit para provar la poncha, a melhor e ela diz que não nos assustemos com o aspecto da tasca!
No regresso, parar no Estreito (não de Gibraltar) de Câmara de Lobos (ui que medo!!!) e jantar nos estaurante Sto António, as melhores espetadas, de milho frito e bolo do caco (achas que mandemos a nossa ministra para lá para eles a venderem às fatias? É que a ela à muito que tem falta de caco!!!)

Dia 3 Zona Interior e Zona Norte
Suibir até ao Poiso (deve ser onde os pássaros descansam!), ir ao Pico do Areeiro e apreciar as vistas... (deve por lá haver gaijas boas! Foi ela é que disse que era para apreciar.)
Descer até ao Ribeiro Frio (com um nome destes e tu achas que não vale a pena levar agasalhos!) ver os viveiros das trutas e percurso pedestre, 1 hora a penantes. S. Roque do Faial (o gajo devia ser mesmo mto feio para lhe terem posto este nome). Santana: casinhas tipicas (não sabia que tb se dedicava à construção, pensei que era só à música, até tenho uns Cd's dele, se soubesse que era trolha não tinha gasto érios a comprar os cds!) S. Jorge, Cabanas (miradouro), Arco de S. Jorge (isto soa-me a santos populares e a sardinhada, aviso já que detesto des sardines on carvon and in the late!) Ponta Delgada, S. Vicente atravessar a ilha pelo túnel até à Ribeira brava (Tb com a ponta delgada qualquer beira fica brava, digo eu?!)

Dia 4 Subir à Eira do Serrado, ir a penantes ao Miradouro e apreciar a vista ao fundo do Curral das Freiras (ai que sacrilégio, ir apreciar o cu - ral das ditas!!!) Camacha (se calhar era melhor levar qualquer coisita à senhora! ainda não se deve ter recomposto da viúvez do Camachito! Fumava muito coitadito do sinhori!) Santo da Serra - campo de golfe e paisagens
Machico (deve ver um macho de fraco porte, desses tb eu não tenho medo!)"


A viagem à Madeira pode já funcionar como sugestão para 2009, para aqueles que não conhecem ou que não vão lá há muito tempo, pois a ilha "tá modernaça", cheia de túneis e teleféricos, facilitando a fruição da beleza agreste natural.

Bom Ano de 2009 para aqueles que passarem por aqui!

Sem comentários: