terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Pedido Silenciado

"FICA COMIGO ESTA NOITE

Fica comigo esta noite
...
deixa que amanheça nos teus braços
embalada pelo rumor das tuas águas
abraça-me devagar
sem tempo
desenha com a tua boca o contorno do meu corpo
grava em mim o sabor deste momento
numa linguagem de beijos e suor

não me olhes
na ausência dos barcos que partiram
e talharam na memória não mais que um adeus
fica comigo esta noite
desvenda essa luz que a treva esconde
cala a urgência dos beijos que não demos
não perguntes quanto tempo dura a eternidade."


Clara Maria Barata (pré publicação em Quem Lê Sophia de Mello Breyner Andresen)

4 comentários:

Ninguém.pt disse...

Fez-me lembrar esta "velharia" (convém ter lenços à mão):

GUITARRA TOCA BAIXINHO

Guitarra toca baixinho
Que alguém pode escutar
Só ela deve entender,
Só ela deve saber
Que estou falando de amor...

Cantam os grilos no campo,
E um pássaro no ramo,
Ninguém dorme nesta noite,
E menos ela que agora,
Escuta um riacho e suspira!

Lua parada no céu,
O vaga-lume que passa,
Guitarra minha toca baixinho,
E mesmo com a mão incerta,
Toca guitarra que é hora!

É hora, de dar-lhe todo bem que há no meu peito,
Dizer-lhe Deus também tenho direito
De amá-la como nunca amei ninguém!
É hora de respirar um pouco de ar puro,
Um prado é verde quando é Primavera,
E o Sol é quente mas a noite espera,
Por nós ...

A noite está tão serena,
Eu dormindo em seu seio...
Deus! Como bate o coração,
A gente sonha e agora,
Dorme guitarra que é hora!

É hora, de dar-lhe todo bem que há no meu peito,
Dizer-lhe Deus também tenho direito
De amá-la como nunca amei ninguém!
É hora de respirar um pouco de ar puro,
Um prado é verde quando é Primavera,
E o Sol é quente mas a noite espera,
E é hora...


(desconheço de quem é a versão portuguesa)


http://youtu.be/DjuvAU0dnv8

Beijito, Miss.

Escrivaninha disse...

Xiiii! Esta é mesmo antiga!
Soa-me a "discos pedidos", ouvidos no rádio de pilhas, na cama, já com a luz desligada.
(A avó passava daí a pouco para desligar a telefonia).

Beijito, Mestre.

Ninguém.pt disse...

Mudando de tema...

RECREIO

Na claridade da manhã primaveril,
Ao lado da brancura lavada da escola,
As crianças confraternizam com a alegria das aves…

A mão doce do vento afaga-lhes os cabelos,
E o sol abre-lhes rosas nas faces saudáveis
— Um sol discreto que se esconde às vezes entre nuvens brancas…

As meninas dançam de roda e cantam
As suas cantigas simples, de sentido obscuro e incerto,
Acompanhadas de gestos senhoris e graves.

Os rapazes correm sem tino e travam lutas,
Gritam entusiasmados o amor espontâneo à vida,
A vida que vai chegando despercebida e breve…

E a jovem mestra olha todos enlevadamente,
Com um sorriso misterioso nos lábios tristes…


Alberto de Serpa


Beijito, Miss. Que o seu sorriso não saia de uns lábios tristes.

Escrivaninha disse...

No mesmo tema. Não sei porque me lembrei disto...

"Pico, pico, serapico,

Quem te deu

Tamanho bico?

Salta a pulga da balança

Dá um pulo até à França

Os cavalos a correr

As meninas a aprender

Qual será a mais bonita

Que se vai esconder?"


Boa noite, Mestre.