quinta-feira, 7 de julho de 2011

Passeios apetecíveis

"Embora instaurando os seus próprios lugares de culto, construindo templos que acolhem a nova religião - o cristianismo -, deu-se, mesmo assim, uma reocupação e uma reintrepretação dos santuários mais antigos, pagãos, de modo que aos princípios devocionais cristãos - e, depois, católicos - pudesse corresponder, por sua vez, uma incondicional adesão dos crentes. E é assim que muitos locais de romaria, pequenos e grandes santuários, mosteiros e igrejas, constituem como que refundações desses mesmos lugares, agora cristianizados, mas mantendo a coerência antiquíssima, vetusta, de religação ao pagus, e ao território e ao cosmo, inclusivamente fazendo corresponder as suas festas com os calendários que os corpos astrais motivaram e motivam (algo que se testemunha nas lendas e nos rituais).
(...)
Esses lugares constituem-se assim em lugares qualificados, lugares especiais, onde se estabelecem místicos, eremitas, gnósticos, em busca de um conhecimento universal e de uma privilegiada comunicação com Deus (ou com os deuses)."

Pereira, Paulo, Lugares Mágicos de Portugal: Montes Sagrados, Altos Lugares e Santuários, Lisboa, Círculo de Leitores, 2010, pp. 11-15

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