sexta-feira, 17 de abril de 2020

Geomancia

Hoje aprendi, de facto, uma palavra nova. Estava num livro de carácter místico que estou a ler. De início pensei que seria a interpretação dos sinais da terra e não estava muito longe. Segundo o Priberam é então um substantivo feminino que significa a adivinhação por meio de figuras traçadas no solo. Assim, sem mais. Achei pouco. E é na wikipédia que encontro que a origem da palavra é grega, que a arte da geomancia se praticava com muita frequência em África e na Europa até ao final da Idade Média tendo sido proibido no Renascimento e que esta arte divinatória se refere aos desenhor formados por punhados de terra ou pedras atirados sobre uma superfície (um pouco como lançar os búzios) ou à interpretação de formações naturais, geológicas.
Em blogues, sobretudo brasileiros, há desenvolvimentos bem mais apurados, fazendo a ligação desta arte divinatória com a astrologia, falando de 12 figuras geomânticas e situando historicamente a origem desta arte no mundo islâmico, que a terá passado à Europa, que a terá levado para a América através do tráfico negreiro e - eu bem sabia! - está presente em práticas como o brasileiro candomblé.
http://acaminhodacasa.blogspot.com/2015/03/geomancia.html Nesta fonte relaciona esta arte com textos de Carl Jung e com sociedades secretas, mas confesso que não tive o interesse necessário para me debruçar a sério sobre o assunto.
Aqui fica, pois, a descoberta e as fontes para quem mais quiser saber.

Sem comentários: