sábado, 29 de fevereiro de 2020

Ano Bissexto

Já a manhã ia a mais de meio quando me dei conta que não estava no primeiro dia de Março, mas sim no último de Fevereiro, mês que desta feita tem mais um dia que o costume.
Claro que já passei muitos anos bissextos, mas só hoje me deu para pensar que este ano e este dia podem ter algo de especial.
Este ano é especial para mim. De calma e muitas aprendizagens.
Uma dessas aprendizagens é que, de facto, por muito que gostemos de controlar e de planear, há muitas coisas que escapam ao nosso controle e é bom que aprendamos a lidar com isso.
Vem esta reflexão a propósito de todos os preparativos que fiz para ir este ano à China, crente que tinha tudo o que precisava: vontade, dinheiro e tempo. Tornei este ano num ano excepcional por ter criado todas as condições para empreender a minha viagem à China, proporcionar uma forte experiência e vir de lá diferente. Afinal algo que me escapa completamente (e que nada tem a ver comigo) prova-me que este ano é um ano especial por muitas coisas, inclusivamente por não ir à China e por aprender a aceitar que por muito que façamos planos e tomemos providências temos que estar preparados para lidar (e aceitar) o imprevisto, o imponderável.
Talvez conseguir compreender e aceitar isso torne este ano mais especial do que se os meus planos se tivessem concretizado.
Parece que estou feliz com o vírus? Não, não estou. E claro que há uma certa tristeza e desilusão por não poder realizar o que planeei, mas há uma grande satisfação pela lição aprendida e por estar a conseguir viver este ano com calma e tranquilidade. E grata por isso.
.

Sem comentários: