sexta-feira, 29 de maio de 2020

Recuperar da quarentena

Muito sinceramente não sei se algum dia vou recuperar da quarentena! Habituei-me de tal maneira a estar sozinha e sossegada que, quando estou muito tempo com alguém, quando chego a casa preciso de recuperar. Ficar um tempo com uma luz suave, ouvir música de relaxamento...para recuperar o meu equilíbrio.
Isto de estar sozinha está a ser muito bom. Ter de estar com os outros obriga-me a um esforço.
Algo mudou. De certeza. E se dantes me parecia extraordinariamente radical ser monja num qualquer convento (cristão, budista, não interessa qual a religião) hoje o que me parece radical é frequentar o Rock in Rio, que eu frequentei com muito agrado, note-se.
Não sendo uma experiência de laboratório não podemos isolar as variáveis, para compreender o factor de influência de cada uma e por isso não sei de devo atribuir estas mudanças maioritariamente a algum dos seguintes factores:
- estou mais velha
- estou há 10 meses sem trabalhar inteiramente entregue a mim mesma, decidindo os meus ritmos e a minha lista de too-doo's (aprendi esta agora)
- estamos a viver uma situação de calamidade em que é aconselhado o isolamento social
- estive muitos dias sem contactar com pessoas e mesmo sem as ver, uma vez que o meu prédio se debruça sobre um jardim público que ainda não abriu, mesmo nestes tempos de desconfinamento
- a janela do meu escritório dá para as traseiras de uma igreja (daquelas universais) em que pelo menos 3 vezes por semana tentavam atingir Deus com gritos e orações e as atividades de culto têm estado suspensas
- aproveitei o tempo da quarentena para mudar a disposição de móveis e limpar gavetas e - coincidência ou não - tudo parece estar mais limpo e energético por aqui. A isso atribuo o facto de as orquídeas e as rosas, que raramente abrem flor, estarem no máximo da sua exuberância primaveril
E querem que eu queira voltar à normalidade? Parece-me que quem defende isso é que não é normal.
Tenho estado muito calma, sossegada e feliz.

Sem comentários: