quinta-feira, 28 de julho de 2016

Talvez hoje seja um dia tão bom como outro qualquer para voltar aqui...
Talvez nenhum dia seja como outro qualquer, uma vez que não existem dois dias iguais.
Eu já pensava em voltar aqui...
Talvez até fosse hoje, ou talvez não...
O que é certo é que o dia de hoje foi completamente inesperado, com visitas e falas do estrangeiro, com o avivar de projetos que sempre acontece quando estou perto de gente com iniciativa e generosidade.
O sol hoje esteve mais quente, a brisa soprava boas novas e o dia termina tarde, com sabor a férias.
Hoje foi um dia de muitas palavras, algumas para guardar.
Hoje foi dia de pensar em palavras: como se diz? espera, primeiro em alemão...já te digo o que quero dizer...
Falámos em quatro línguas: inglês, alemão, francês e português.
E falámos que nos fartámos.
A nossa sede de conversa resvalava para a língua natal, que é mais fácil e mais rápido. Depois pediamos-lhe desculpa a ele. Que não fazia mal, que compreendia...Mas foi buscar uma folha de papel e uma caneta e conseguiu centrar a conversa na estrutura dos sistemas de ensino dos vários países: o seu, de origem, aquele onde vive e leciona e o de Portugal.
Três professores apaixonados por aquilo que fazem a trocar informações (em quatro línguas) sobre os sistemas de ensino e o que é ser professor aí pelo mundo.
Do lanche passou-se ao jantar. História, Identidade, Cidadania, Ensino...De todos estes temas e de como os ensinar fez-se a conversa lesta.
A noite acabou tarde e só por causa da viagem que eles empreendem amanhã, runo à cidade berço da nossa nacionalidade. Ele levará o verde dos nossos campos para o cinzento das suas montanhas de Inverno. E em breve, que o Verão passa num ápice e as nossas salas de aula situam-se a países de diferença.
Foi muito bom o dia de hoje!

Sem comentários: