sexta-feira, 29 de julho de 2016

Livros

Estou há quase três anos nesta nova casa e ainda não arrumei a minha biblioteca. Que vergonha!
Existe um quarto livre na casa e os livros têm sido derramados pelo chão em cada demanda de um título nos imensos caixotes que os albergavam.
É que este arrumar de biblioteca carece de um tempo e espírito científico que não me têm apetecido.
Eu trouxe da outra casa uma estante (linda!) que eu mandei fazer para dividir a sala em dois. Os quadrados para arrumação de livros (num total de 32) abriam para ambos os lados da sala assim dividida: num lado, sala de estar visível logo para quem entrava (e os quadrados tinham as clássicas enciclopédias, histórias de Portugal e literatura encadernada a azul e vermelho), outro lado para um escritório, em que os quadrados exibiam pastas e dossiers, assim como manuais escolares e material de colóquios e seminários encadernados com argolas brancas.
Nesta casa a sala é bastante maior. A estante foi encostada à parede. Os quadrados da parte de trás, agora cegos, não conseguiam resistir às brincadeiras das gatas e aceitavam guardar os desperdícios das suas arremetidas: livros e cadernos que se iam acumulando entre a estante e a parede e que eram quase irrecuperáveis.
Decidi então mandar fechar a parte de trás da estante, ficando agora com o mesmo espaço para guardar livros, sendo que havia uma fila atrás - invisível - e a fila apresentável de livros, normalmente, grandes.
Como iria eu saber o que estava na fila de trás?
Só registando todos os livros seria possível não os perder!
Nasceu assim este projeto/necessidade de registar todo o meu espólio bibliográfico
Delineado o ficheiro excel há muitos meses, só hoje começou a ser preenchido.
De uma tarefa metódica e maçadora este registo de livros revelou-se uma viagem a muitos locais e afetos: as livrarias e ocasiões em que certos livros foram comprados; as viagens em que foram comprados, as dedicatórias que emergem das primeiras páginas, as fotografias e postais que se acolhiam em muitas páginas.
Arrumar estes livros (ainda vou só no princípio) revelou-se uma viagem que já me arrancou lágrimas e sorrisos. E que me dá a certeza de ter, afinal, uma vida bem vivida e bem acompanhada.
Se eu suspeitava que era possível sentir isto numa tarefa de registo de dados em excel!

Sem comentários: