sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Intolerâncias linguísticas

Cada vez estou pior! Não suporto, não suporto os erros que pessoas alegadamente instruídas cometem a toda a hora. Professores, farmacêuticos, jornalistas, licenciados nas mais variadas áreas. Pessoas que beneficiaram de uma educação superior não poderiam ter abraçado tão levianamente a carreira do crime, assassinando, cada vez com mais mestria, a língua portuguesa, uma e outra vez e outra e outra...Aprendi nos filmes de crimes do canal AXN que quando se desferem facadas desnecessárias na vítima é uma questão pessoal: o que lhes terá feito de tão grave a língua portuguesa?

Para ilustrar esta minha mágoa apenas os dois episódios mais recentes:

Ontem liguei para a empresa operadora do meu telemóvel e falei com um assistente com uma voz linda, muito simpático e que me garantiu - várias vezes! - que encontraria um tarifário que fosse de encontro às minhas necessidades, o que eu achei, literalmente, chocante.

Todos os medicamentos que estou a tomar para debelar a crise de gripe que me prende em casa são tomados "apos a refeição", segundo prescrição escrita a caneta pela licenciada em farmácia que me vendeu os medicamentos.

Apos isto o que fazer? Ir de encontro à maioria? Pode ser doloroso e será, certamente, inglório.

2 comentários:

josé luís disse...

querida escrivaninha (e desculpe a ausência de maiúsculas): esta é mais uma consequência que não desculpo ao aborto ortopédico da língua. já não faltavam os erros e os "pontapés" na gramática habituais e eis que vem o a.o. introduzir ainda mais dúvidas (e desculpas para se poder escrever como se diz), de onde resultam os exemplos que referiu - e outros ainda mais graves, a que assisto diariamente. guarde as palavras, guarde-as bem, de preferência num cofre-forte, que as estão a roubar a toda a hora - e pior, a matar à vista de todos.
e de resto, um ano novo muito feliz :)
josé luís
p.s.
a cor do horto gráfico
é de burro quando foge

Escrivaninha disse...

Já está a ser uma ano feliz com o seu regresso a este espaço. Vou tentar cumprir bem esta missão de guardar as palavras, "with a little help from my friends", claro.