segunda-feira, 4 de abril de 2011

«O Rating que os parta!»

"O que é o Rating?

O rating é uma opinião sobre a capacidade e vontade de uma entidade vir a cumprir de forma atempada e na íntegra determinadas responsabilidades."


Informação colhida em CPR - Companhia Portuguesa de Rating, S.A.

É que...pronto...andamos todos a falar do mesmo...e serei só eu que não sei bem o que é?...
Talvez não.
Eu confesso publicamente a minha ignorância e talvez esta seja uma palavra que (dolorosamente) tenhamos de guardar.

Parece-me que as palavras Fiabilidade ou Confiança serviriam perfeitamente, mas isto deve ser o meu espírito pequenino a pensar. Rating tem um ar muito mais científico, cosmopolita e aterrador.

Aqui fica, pois, e talvez sirva a alguém que por aqui passe.

2 comentários:

Ninguém.pt disse...

Miss, a este leigo em economês, parece no entanto que as palavras portuguesas mais conformes com o sentido seriam "avaliação" ou "estimativa" ou "classificação" — mas em qualquer dos casos ninguém saberia explicar qual a razão por que uma agência dessa coisa tem interesses nos bancos que ganham com as avaliações que a agência faz...

Avaliam por baixo, juro sobe, banco ganha mais, agência ganha mais, ainda baixa mais, juro sobe mais, …

Beijito.
Na minha agência o seu rating é alto...

Escrivaninha disse...

Ah, muito obrigada.
Eu, agência não tenho, mas tenho agenda...
Quanto às alternativas a «rating», gosto de «estimativa»...sempre se pode ter «confiança» no duplo sentido de «estima»...Embora nem sempre tenha altas taxas de «fiabilidade»...
Beijito.